11 julho 2003

Tudo que você sempre quis saber mas nunca teve coragem de perguntar: Portas de banheiro

Engraçado que naqueles botecos de esquina, em lugares que só se vende coxinha requentada, pinga, cerveja, salame e eventualmente azeitonas enquanto meia dúzia de gatos pingados assistem a um jogo de futebol da segunda divisão numa tv cheia de chuvisco, ou na melhor das hipóteses, tentam em vão acertar a bolinha numa mesa de sinuca, se você olhar lá no canto enxergará pintado acima da porta do banheiro feminino 'Damas'. Nada contra, mas que é difícil imaginar uma dama entrando num lugar destes, exceto em caso de extrema emergência, isso é difícil. O único tipo de "dama" que consigo enxergar freqüentando um lugar assim é uma mulher já passada num decadente vestido longo um ou dois números menores que o ideal com uma batom vermelho vivo nos lábios caídos. Algo meio que saído da Ópera do Malandro...
Já os banheiros de "classe" também possuem a sua inspiração nas décadas passadas e ainda mantém aquele velho sinal: banheiro masculino, cartola e bengala; feminino, sombrinha de renda e luvinhas. Adequadíssimo.É o próprio retrato da nossa elegante e galante geração... Provavelmente o dono do banheiro imagina que qualquer mulher, quando entra num local destes, se sinto a própria donzela da era vitoriana com um gentleman de cartola me esperando do lado de fora enquanto dá o famoso jeitinho de fazer xixi sem encostar no acento.
Já nos lugares mais descolados temos aqueles símbolos: uma bolinha com um senhora flecha apontando para cima, os garotos, e um bolinha com uma tímida cruzinha pendurada, as meninas. Como as coisas andam cada vez mais confusa ultimamente já há estabelecimentos com um terceiro banheiro, com uma bolinha, uma flechinha e uma cruzinha abrigando o mesmo espaço.
Já pizzarias rodízios do interior, churrascarias do ABC, lugares como o extinto Grupo Sergio (pra quem tem mais de 25 e mora na zl) sempre apelaram para criatividade, ou para o desespero, e colam na porta algo trágico como uma Margarida e um Pato Donald, uma Mônica e um Cebolinha ou o tipo de coisas que qualquer um dos 10000 freqüentadores diários seja capaz de entender.
E essa história de porta de banheiro poderia virar uma tese de mestrado em ciências humanas. Então, quando você escolher que tipo de lugar deseja ir, na dúvida, pergunte sobre o banheiro.

Nenhum comentário: