03 julho 2003

Putz, esse post é em homenagem ao ser incognito que entrou aqui semana passada procurando no Cadê? por "Lendas de Botucatu"! Provavelmente este ser não volte pois se deparou com um blog que falava sobre tigres, mas nunca se sabe. E também ao Devasso que merecia um post só para ele, ou talvez um livro só para ele. Figura...



Lendas de Botucatu: Morro do Peru

Botucatu, como toda boa cidade do interior, é uma cidade cheia de lendas. Não lendas como as ditas lendas urbanas, onde um cara com um machado se esconde no banco traseiro do seu carro, as lendas do interior contem um certo charme como o Saci (aguardem), o Lobisomem, o Boto e outras mais regionais...
Essa foto aqui em cima é coisa do Ney Takashi Furukita, mais conhecido como Devasso. Veterano da Zoo, Devasso conhece Botucatu como nenhum forasteiro conhece. O Morro do Peru é visível da estrada, mas nada comparado ao "mirante" descoberto pelo Devasso. Depois de parar o carro numa estrada de areia deserta, subir um morro escorregadio na escuridão com a Kota reclamando que íamos ser assassinados e finalmente desafiar os carrapatos, eu o vi. Iluminado pelo lua, sua sombra se levantando no mais absoluto silêncio, enquanto Devasso fazia sinais com a lanterna, Deus sabe lá para quem. Foi a única vez que ouvi a lenda do Morro do Peru, mas até hoje me sinto perdida naquele momento.
O Devasso, que já havia acampado no morro, prometeu que um dia nos levaria conhece-lo pessoalmente, ainda que o tempo tenha mudado nosso rumo, de outros mirantes a Bauru as Três Pedras a separação. Porem, provavelmente sem o Devasso , não haveria ainda tantas lendas de Botucatu para serem contadas. São os contadores de lendas que passam nossa história para frente, mas não é qualquer um que sabe viver uma lenda.
Ah! A lenda do Morro do Peru?
Se você acampar no morro na noite de páscoa pode ser que dê de cara com um peru dourado que o levará até o ouro perdido pelos Jesuítas naquela região. Nada comparada a lenda do culto dos adoradores de Lúcifer nas Três Pedras. Mas por algum motivo, que talvez vá muito além da geografia, o morro é classificado como Morro Testemunho da Cuesta de Botucatu. Bom, não sei ao certo quanto ao testemunho ou ao Peru dourado, mas eu, com certeza, voltei de lá uma pessoa mais rica.

Nenhum comentário: